A temporada 2018/2019 do goleiro Alisson, 27 anos, foi inesquecível. Dentro de campo, pelo Liverpool, o atleta conquistou a Liga dos Campeões e chegou ao vice-campeonato inglês. Na Seleção Brasileira, venceu a Copa América 2019 sofrendo apenas um gol em toda a competição.
Fora dos gramados, o ano conseguiu ser ainda melhor. Foram, ao todo, cinco premiações, incluindo as mais importantes como melhor goleiro eleito pela Bola de Ouro e também pela Fifa.
Confira os prêmios vencidos por Alisson na temporada:
Bola de Ouro
Nesta segunda-feira (2), Alisson foi eleito o melhor goleiro do mundo no prêmio Bola de Ouro 2019, que é entregue anualmente pela revista France Football. O jogador também terminou como sétimo melhor jogador da temporada, incluindo atletas de linha. Desde 2006, com Ronaldinho, um gaúcho não chegava entre os 10.
Prêmio Fifa
Em setembro, Alisson foi eleito o melhor goleiro do mundo pela Fifa. O atleta superou o também brasileiro Ederson, do Manchester City, e o alemão Ter Stegen, do Barcelona. Desde que a categoria específica para premiar o destaque da posição foi criada, em 2017, nenhum brasileiro havia a conquistado.
Melhor goleiro da Copa América
Alisson também foi eleito como o melhor da posição na Copa América, que foi vencida pela Seleção Brasileira. Pela equipe de Tite, ele sofreu apenas um gol em toda a competição. O único revés ocorreu na final contra o Peru, em uma cobrança de pênalti. O Brasil terminou a competição de forma invicta.
Melhor goleiro da Europa
Com papel importante na conquista da Liga dos Campeões pelo Liverpool, Alisson superou o francês Hugo Llorris, do Tottenham, e o alemão Ter Stegen, do Barcelona, para ficar com o prêmio. Em 13 jogos, foram 12 gols sofridos com a camisa do clube inglês.
Melhor goleiro do Campeonato Inglês
O prêmio veio novamente em uma disputa direta com Ederson, seu reserva na Seleção Brasileira. O goleiro do Liverpool ficou 21 jogos sem ninguém balançar suas redes no torneio, enquanto o jogador do Manchester City chegou aos 20 jogos sem ser vazado. Na última rodada, Alisson não tomou gol na vitória por 2 a 0 contra o Wolverhampton, e o companheiro de Seleção levou um gol no triunfo por 4 a 1 dos Citizens contra o Brighton.