O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) abriu inquérito para apurar denúncias de ofensas raciais sofridas pelo ex-árbitro e comentarista de arbitragem da RBS TV, Márcio Chagas da Silva. A informação é do site GloboEsporte.com.
O processo tem como base o depoimento do comentarista ao site Uol Esporte, publicado em abril desse ano, no qual ele relata algumas das agressões raciais que sofreu nos gramados e nas cabines de transmissão de TV.
Na reportagem, o árbitro relata diversas ofensas dirigidas a ele durante a partida entre Juventude e Inter, realizada em 10 de fevereiro, no Estádio Alfredo Jaconi, pela primeira fase do Gauchão. Na ocasião, Chagas foi comentarista de arbitragem.
Em despacho do dia 12 de novembro, assinado pelo auditor Antonio Vanderler de Lima, o órgão intima o ex-árbitro, o Juventude, o Inter, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) para prestar esclarecimentos por escrito sobre o caso.
Caso o inquérito do STJD comprove a prática de alguma infração disciplinar, os responsáveis podem ser denunciados pela procuradoria e irem a julgamento.