Os brasileiros Gabriel Medina e Filipe Toledo foram os únicos concorrentes à liderança do ranking mundial de surfe a estrearem com vitórias na etapa de Hossegor, na França, na manhã desta quinta-feira (3). Ao contrário de seus rivais diretos: o sul-africano Jordy Smith também avançou à terceira rodada, mas em segundo lugar em sua bateria. Já o norte-americanos Kolohe Andino caiu para repescagem.
Além de Medina e Toledo, os brasileiros Italo Ferreira e Peterson Crisanto também venceram suas baterias. Já Yago Dora, Willian Cardoso, Michael Rodrigues e Jesse Mendes, avançaram em segundo lugar. Jadson André, Deivid Silva e Caio Ibelli terão de tentar a segunda chance de classificação à terceira fase na repescagem.
Para esta sexta-feira (4), a organização já anunciou day off (folga). A próxima janela está prevista para sábado (5), às 5h (horário de Brasília). A ESPN e o site worldsurfleague.com transmitem ao vivo.
Como foram as baterias
Com o também brasileiro Michael Rodrigues e o francês Marco Mignot, Gabriel Medina construiu boa vantagem com nota 7 em uma onda em que surfou um tubo e manobrou forte até o fim. Depois, começou a arriscar aéreos e acertou um reverse muito alto que valeu 7,40 — para vencer com uma somatória de 14,40 pontos.
— Estou feliz por chegar aqui na França como líder do ranking, mas sei que tenho muita coisa a fazer ainda — disse Gabriel Medina, logo após sair do mar.
— Estou feliz por estar aqui de novo porque é uma onda que gosto bastante. Foi bom vencer bem minha primeira bateria e quero tentar mais um bom resultado aqui para continuar pontuando no ranking. Obrigado a todos que estão torcendo por mim e vamos com tudo para a próxima — completou.
Já Filipe Toledo usou bem sua variedade de manobras para derrotar os franceses Joan Duru e Marc Lacomare por 12,63 pontos.