Após uma verdadeira batalha de 4 horas e 51 minutos contra o russo Daniil Medvedev, 23 anos, o espanhol Rafael Nadal conquistou na noite deste domingo (8), em Nova York, seu quarto troféu no Aberto dos Estados Unidos.
Aos 33 anos, Nadal, atual número 2 do mundo, que neste ano ganhou Roland Garros e foi finalista no Aberto da Austrália, superou Medvedev, quinto no ranking da ATP, por 3 a 2, com parciais (7/5, 6/3, 5/7, 4/6, 6/4).
Este foi o 19º título de Grand Slam do espanhol, que ficou a uma conquista de igualar o suíço Roger Federer, 38 anos, que é o recordista com 20 taças dos quatro torneios mais importantes do tênis.
Como foi o jogo
Nadal começou a partida travado e teve o serviço quebrado logo de cara, mas conseguiu virar para 3/2 devolvendo a quebra logo em seguida. Teve chances no 4/3 de abrir vantagem, mas em game longo, Medvedev se salvou. No 6/5, porém, Nadal foi para cima e na segunda chance converteu, fechando o primeiro set por 7/5 após 1h2min.
No segundo set, que durou 48 minutos, Nadal começou em apuros. Ele teve de salvar break-point, com Medvedev indo para cima na devolução. O espanhol sustentou o saque e obteve a quebra no sexto game, abrindo 5/2 e fechando em 6/3 com erro forçado do rival.
O russo reagiu no terceiro set. Foi quando Nadal salvou breaks logo no começo e abriu uma quebra em 3/2. No entanto, sofreu virada em 5/4, cometendo erros bobos. Medvedev aproveitou seu bom momento na partida e fechou com quebra em 7/5.
A força de Medvedev seguiu no quarto set. O russo teve chances de quebra cedo. Mas Nadal se safou e perdeu chances ao longo da parcial por mérito do rival. Medvedev foi valente no 5/4 e quebrou o saque de Nadal com winner de devolução, fechando o set em 6/4.
O quinto set mostrou Nadal mais aguerrido, abrindo 5/2. Mas o espanhol falhou, perdeu o serviço em games brigados e viu o russo encostar em 4/5, salvando dois match-points. Rafa salvou um break-point com potentes forehands. Ele chegou ao match-point com boa deixada, corajosa, fechando o jogo com erro na resposta do russo.