A partir desta sexta-feira (20), as melhores seleções do mundo estarão em campo para a disputa da Copa do Mundo de um dos esportes mais populares do planeta. Mas não é o futebol, claro. No Japão, vinte seleções começam a luta pelo título do Mundial de rúgbi.
O favoritismo está dividido entre duas seleções: a Irlanda, que busca o seu primeiro título e está em primeiro lugar no ranking mundial, e a Nova Zelândia, os tradicionais All-Blacks, que foram campeões das últimas duas edições, em 2011 e 2015. Ainda modesto no cenário internacional, o Brasil ficou de fora mais uma vez — os representantes sul-americanos são Argentina e Uruguai.
No regulamento, são quatro grupos de cinco seleções. Os dois primeiros de cada chave avançam para as quartas de final — além deles, os terceiros colocados de cada chave garante vaga na Copa de 2023. Daí em diante, ocorrem jogos únicos eliminatórios até a decisão, que será no dia 2 de novembro, no Estádio Internacional de Yokohama — o mesmo estádio que viu o Brasil ser pentacampeão em 2002 e o Inter ganhar o Mundial de Clubes em 2006. O duelo de abertura será entre Japão e Rússia, às 7h30min desta sexta, com transmissão da ESPN.
Chaveamento:
Grupo A: Irlanda, Escócia, Japão, Rússia e Samoa
Grupo B: Nova Zelândia, África do Sul, Itália, Namíbia, Canadá
Grupo C: Inglaterra, França, Argentina, Estados Unidos, Tonga
Grupo D: Austrália, País de Gales, Geórgia, Fiji, Uruguai
Histórico de campeões:
1987 Nova Zelândia
1991 Austrália
1995 África do Sul
1999 Austrália
2003 Inglaterra
2007 África do Sul
2011 Nova Zelândia
2015 Nova Zelândia