A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a Copa do Mundo em quarto lugar. Neste domingo (29), o Brasil venceu a Rússia por 3 sets a 1 (28/26, 25/20, 21/25 e 25/19), em 2h07 de jogo disputado em Osaka, no Japão. A China ficou com o título, os Estados Unidos com a medalha de prata e as russas com o bronze.
Com o resultado, o time brasileiro finalizou a competição com sete vitórias e quatro resultados derrotas. As chinesas venceram a competição de forma invicta, perdendo apenas três sets, com 32 pontos. Na última rodada, as campeãs derrotaram a Argentina por 3 a 0 (25/17, 25/14 e 25/12).
Na partida diante das Rússia o destaque brasileiro foi a oposto Lorenne, que marcou 21 pontos, empatando com a russa Nataliya Goncharova.
Para Gabi Guimarães, que terminou a competição com a terceira melhor passadora, a Copa do Mundo serviu para mostrar que o time tem que evoluir até os Jogos de Tóquio 2020.
— A competição serviu para mostrar o quanto precisamos evoluir para o ano que vem. Saímos com pontos positivos e negativos e agora é trabalhar ainda mais para os Jogos Olímpicos —disse a ponteira brasileira.
Com o quarto lugar na Copa do Mundo, o Brasil encerrou o ano com a medalha de prata na Liga das Nações, a vaga olímpica assegurada no Pré-Olímpico de Uberlândia, o título do Campeonato Sul-Americano e a quarta posição nos Jogos Pan-Americanos de Lima.
O técnico José Roberto Guimarães fez um balanço sobre a temporada.
— Tivemos altos e baixos na Copa do Mundo contra times que poderíamos ter jogado melhor. Também tiramos algumas coisas boas da nossa participação como o parâmetro dos times e como eles estão jogando. Analisamos a velocidade, a defesa, o bloqueio e todos os fundamentos. Também conseguimos vitórias contra adversários que vamos cruzar nos Jogos Olímpicos o que é positivo. Aprendemos e vamos seguir nossa preparação para Tóquio —analisou o treinador tricampeão olímpico.