Apesar de ser em um torneio de pontos corridos, o primeiro Gre-Nal do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2019 teve contornos de um confronto classificatório. Além de toda a tensão que envolve um clássico entre Grêmio e Inter, a partida significava mais do que três pontos, proporcionava uma sobrevida ao vencedor na competição nacional. No entanto, no jogo dos "desesperados", na fria noite desta quinta-feira (15), cada um saiu com um pontinho do Estádio Passo D'Areia.
Com a temperatura na casa dos 11°C, diante de um pequeno público — não mais de 150 pessoas nas arquibancadas —, o time de Fábio Matias mostrou uma reação surpreendente. Após ir para o intervalo perdendo por 2 a 0, fez um ótimo segundo tempo para empatar em 2 a 2. O resultado, porém, não é bom para a Dupla manter as esperanças de avançar às quartas de final do Brasileirão da categoria. O Grêmio chega a nove pontos e até sobe duas posições (14°), mas segue longe do G-8. O Inter se mantém em 17º, com oito pontos.
O placar gremista no primeiro tempo impressionou pelo volume de jogo apresentado pelo Inter. O time colorado teve mais chegadas ao gol adversário, no entanto, sem efetividade. Em compensação, a zaga se mostrou desorganizada nas poucas oportunidades que o Tricolor apresentou, sendo duas delas com endereço certo: o fundo das redes de Emerson Júnior.
O primeiro gol saiu aos 13 minutos. Após escanteio pela esquerda, a defesa colorada tirou mal e a bola bateu no travessão antes de encontrar a cabeça do zagueiro Rafael Costa para abrir o placar. Já o segundo, aos 24 , foi uma pintura. Luizinho recebeu na intermediária e arriscou uma bomba de longe, perfeita. Ela entrou no ângulo do goleiro colorado, que nada podia fazer a não ser lamentar.
No segundo tempo, o Colorado esboçou uma grande reação, e quase conseguiu a virada. Após se recompor defensivamente, o Inter comandou as melhores ações da etapa complementar. Aos 18 minutos, Leonardo chutou de longe para fazer o primeiro. Aos 25, após linda jogada individual, Vidal serviu Guilherme Pato que só teve o trabalho de concluir de frente para a meta de Adriel.
O Grêmio até tentou não deixar barato, mas não conseguiu se encontrar em campo e nada produziu para mudar a história do confronto. No final, 2 a 2 na zona norte de Porto Alegre. E, ainda, situações complicadas para o futebol gaúcho na competição.
ESCALAÇÕES
INTER (2)
Emerson Júnior; Carrijo, Volnei, Pedro Henrique e Leonardo; Jonathan, Lucas Ramos (Guilherme Pato, INT), Cesinha (Vinicius Mello, 41'/2°T) e Bruno; João Victor (Luiz Henrique, INT) e Caio (Nicolas, 41'/2°T).
Técnico: Fábio Matias.
GRÊMIO (2)
Adriel; Vanderson, Natê, Rafael Costa e Matheus Nunes; Fernando, Luizinho e Rafinha (Fábio, 29'/2°T); Hernandes, Fabrício (Gabriel Biteco, 29'/2°T) e Elias.
Técnico: César Lopes.