O brasileiro Ruy Fonseca, 46 anos, do hipismo, foi atingido por seu cavalo após uma queda durante a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima neste sábado (3). Na queda, o atleta acabou fraturando o braço esquerdo e três costelas. O animal passa bem.
O cavaleiro fazia sua participação na prova do conjunto completo de equitação (CCE) quando seu cavalo Ballypatrick SRS tropeçou em um dos obstáculos. O animal – que segundo a equipe brasileira pesa entre 550 e 600 kg – caiu sobre o Ruy, que permaneceu no gramado após o incidente.
Ruy é um cavaleiro experiente, com diversas medalhas em Jogos Pan-Americanos: já levou um ouro (Mar del Plata 1995), uma prata (Toronto 2015) e dois bronzes (Guadalajara 2011 e Toronto 2015).
Primeira das três provas que compõe o CCE, o adestramento ocorreu na sexta. Neste sábado, há o cross-country e, no domingo, o salto. A soma do resultado das três provas define os pódios por equipe e individual. As equipes medalhas de ouro e prata carimbam passaporte de seus países em Tóquio-2020.
Confira a nota divulga pelo Comitê Olímpico Brasileiro
"O atleta Ruy Leme da Fonseca Filho, da equipe de Concurso Completo de Equitação, sofreu um acidente neste sábado (3/8), quando seu cavalo tropeçou em um obstáculo, caindo sobre o corpo do cavaleiro.
Ruy foi prontamente assistido pelo médico do Time Brasil, Dr. Mateus Saito, acompanhado dos médicos da organização e do Chefe de Missão Marco La Porta. Foi levado para o hospital de referência dos Jogos, onde foi diagnosticada fratura do úmero proximal do braço esquerdo, com recomendação cirúrgica pela junta médica do COB, liderada por Dr. Roberto Nahon. Além disso, os exames apontaram fratura em três costelas, o que fez com que fosse decidido por deixar o cavaleiro em observação no hospital.
A cirurgia no ombro deve ser feita o mais rápido possível, porém não é considerada de emergência. Os médicos aguardam a melhora clínica do atleta para determinar se a mesma será feita em Lima ou no Brasil. O COB está tomando as providências de tratamento e acompanhamento do atleta.
O Time Brasil segue na competição, com a terceira e última prova do CCE marcada para o domingo, dia 4/8."