Restam apenas dois jogos para o fim da Copa América, e um número incrível de jogadores disputam a artilharia da competição no Brasil. Até o momento, treze jogadores dividem a condição de goleador do torneio, com dois gols cada.
Pela Seleção Brasileira, Roberto Firmino, Philippe Coutinho e Everton têm dois gols. No outro finalista, o Peru, os nomes são Paolo Guerrero e Flores. Ainda têm chances de se isolar na artilharia o argentino Lautaro Martínez e os chilenos Alexis Sánchez e Vargas, que também balançaram as redes duas vezes e fazem a disputa do terceiro lugar no sábado.
O japonês Miyoshi, os uruguaios Luis Suárez e Cavani, o equatoriano Zapata e o venezuelano Machís, que também marcaram dois gols, já encerraram suas participações.
Ao mesmo tempo em que é possível algum jogador marcar novamente e se isolar na artilharia, é possível que o número recorde se mantenha — ou até aumente, caso algum atleta que tenha um gol marque outro, ou algum faça seus dois primeiros no torneio.
Até hoje, o recorde na divisão de artilharia foi na Copa América de 1927, quando o torneio ainda se chamava Campeonato Sul-Americano. Os argentinos Alfredo Carricaberry e Segundo Luna, além dos uruguaios Roberto Figueroa, Pedro Petrone e Héctor Scarone marcaram três vezes cada. A diferença é que, na época, o torneio envolvia apenas quatro seleções e tinha seis jogos ao total.
O caso mais parecido ao de 2019 ocorreu em 1983. Quatro jogadores dividiram o título de goleador, com três gols: o argentino Jorge Burruchaga, o brasileiro Roberto Dinamite, o uruguaio Carlos Alberto Aguilera e o peruano Eduardo Malásquez.
Os artilheiros da Copa América até agora
Finalistas
Roberto Firmino (Brasil)
Philippe Coutinho (Brasil)
Everton (Brasil)
Paolo Guerrero (Peru)
Flores (Peru)
Na disputa de terceiro lugar
Lautaro Martínez (Argentina)
Alexis Sánchez (Chile)
Vargas (Chile)
Participação encerrada
Miyoshi (Japão)
Luis Suárez (Uruguai)
Cavani (Uruguai)
Zapata (Equador)
Machís (Venezuela)