Com a proibição da entrada de mais um argentino na manhã deste domingo (23), em Uruguaiana, subiu para 12 o número de barra bravas impedidos pela Polícia Federal (PF) de ingresso no Brasil.
Desde quinta-feira (20), a PF intensifica o controle nas cidades fronteiriças gaúchas. Em Uruguaiana, principal acesso utilizado pelos torcedores, são oito barrados. Em Santana do Livramento são três, e, um em São Borja. Os estrangeiros estão em lista de torcedores envolvidos em atos de violência em estádios, fornecida pelo governo argentino.
A realização da Copa América no Brasil, com disputas em Porto Alegre, já atraiu milhares de argentinos e uruguaios ao Estado. O último balanço da PF, responsável pelo controle migratório, indica que, entre a sexta-feira (21) e o começo da de domingo (23), entraram 12.032 argentinos, incluindo 780 pelo aeroporto Salgado Filho, na Capital. Uruguaiana registra 6.538, seguida de São Borja (2.184), Santana do Livramento (901), Porto Mauá (945), Porto Xavier (474), Chuí (101), Jaguarão (40) e Aceguá (seis).
Estimativas indicam a presença de 20 mil argentinos às 16h, na Arena do Grêmio, para acompanhar o jogo contra o Catar, pelo Grupo B da Copa América. A movimentação dos hermanos é intensa na cidade. No sábado, dezenas deles se concentravam em pontos de retiradas de ingressos. Nesta manhã, grupos circulavam no entorno do estádio Beira-Rio e nas imediações do Parque Marinha do Brasil.