Foi da vontade de promover o futebol feminino que o arquiteto Rodrigo Steiner colocou pela primeira vez uma jogadora em seus quadros que ilustram lances de jogos de futebol. Normalmente, os personagens são colorados ou gremistas, mas, desta vez, o artista desenhou Marta com a camiseta da Seleção Brasileira e estampou parte da carreira e dos títulos individuais dela — e quase faltou espaço.
— É uma imagem dela correndo bem forte, com a bola, que aponta para a direita, passando a impressão de que ela está indo avante, incansavelmente em busca de alguma coisa, que é a missão dela de ser além de uma jogadora de futebol. Ela representa a busca pelo futebol feminino ser cada vez mais olhado, mais consumido. Colocamos as informações da carreira dela. Tive que selecionar as informações utilizadas e abreviar alguns dados. Essa mulher ganhou tanta coisa na vida, que não caberia tudo — comentou, Rodrigo.
O quadro, que custa R$ 75, terá o lucro integralmente revertido para o projeto Educando para o Esporte, na Vila Bom Jesus, na Zona Leste de Porto Alegre. O dinheiro será utilizado na compra de material esportivo para 35 meninas que recebem aula de futsal três vezes por semana.
A ilustração faz parte do projeto Lance#, criado por Rodrigo em novembro de 2018. O primeiro desenho do arquiteto foi a defesa de Marcelo Grohe diante do Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores de 2017, que culminou no título da competição para o Grêmio. A conquista ainda inspirou a criação de outro quadro, com o gol de Luan que selou o placar de 2 a 1 sobre o Lanús, na decisão do torneio.
Para os colorados, também há opções, como o gol iluminado, marcado por Figueroa no Brasileirão de 1975, na final contra o Cruzeiro, e o de Rentería, na Libertadores de 2006, contra o Nacional-URU. Encomendas do quadro de Marta podem ser feitas por meio do Instagram, no @lance_fut.