Mesmo com reservas, a Colômbia foi superior em campo durante toda a partida e venceu o Paraguai por 1 a 0 na tarde deste domingo (23) na Fonte Nova, em Salvador, pela terceira rodada do Grupo B da Copa América. O volante Cuéllar, do Flamengo, marcou o gol do jogo.
O resultado fez com que os colombianos chegassem a 100% de aproveitamento na fase de grupos da Copa América e deixou o Paraguai em situação delicada — o time terá que torcer por um empate entre Japão e Equador para ir à segunda fase.
Já classificada em primeiro lugar da chave, o técnico da Colômbia, Carlos Queiroz, poupou os titulares na terceira partida. A equipe foi a campo com os reservas, com exceção do atacante Cuadrado.
A partida foi definida em um embate direto entre jogadores que atuam no Brasil. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Cuéllar marcou em cima do goleiro Gatito Fernández, que atua no Botafogo. O gol veio após um erro na saída de bola da defesa do Paraguai. Na sobra, o volante da Colômbia chutou sem ângulo, quase da linha de fundo, mas a bola passou entre as pernas do arqueiro paraguaio.
Nas quartas de final, a seleção colombiana vai enfrentar o 2º colocado do Grupo C, posição que pode ficar com Chile, Uruguai e, com menos chances, Japão. A definição acontece nesta segunda-feira (24), com a última rodada da primeira fase.
Com dois pontos, os paraguaios terão que torcer por um empate entre Japão e Equador para passar à segunda fase, pelo saldo de gols, como segundo melhor terceiro lugar.