A NBA lidará com várias possibilidades de despedidas na quinta-feira (13), a partir das 22h, quando Golden State Warriors e Toronto Raptors fazem o jogo 6 das finais – o time canadense lidera a série por 3 a 2 e fica com o título em caso de vitória. Os californianos precisam vencer para forçar o jogo 7, que seria em Toronto, no domingo, às 21h.
A primeira despedida é definitiva: a da Oracle Arena. A partir da próxima temporada, o Warriors deixará Oakland e atravessará a Bay Bridge para jogar no moderno Chase Center, em San Francisco. Ou seja: para o time de Stephen Curry vencer é a única forma de evitar que a despedida seja melancólica.
Também há jogadores que ficam sem contrato na próxima temporada. Portanto, existe a chance de que vistam seus uniformes atuais pela última vez. É o caso de grandes astros do elenco do Warriors, como Klay Thompson e DeMarcus Cousins. O drama que envolve Kevin Durant, que também pode trocar de time em julho, tornou-se maior durante o jogo 5, na segunda-feira, quando ele retornava de um período de 33 dias afastado das quadras por lesão na panturrilha.
O ala, eleito o jogador mais valioso nas últimas duas finais, sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles – ele está fora do restante da decisão e pode já ter feito sua despedida. Na sequência da partida, o Warriors chegou a estar perdendo por seis pontos no quarto período, mas venceu por 106 a 105 e se manteve vivo na série.
Do lado do Raptors, que ficou perto de confirmar o título em casa e levou a virada nos minutos finais, tudo está centrado em Kawhi Leonard. Menos de um ano depois de fazer um alto investimento para tirá-lo do San Antonio Spurs, o time canadense acredita que conseguirá renovar o seu contrato – mas Kawhi também desperta interesse de vários outros times, como Los Angeles Lakers, Los Angeles Clippers, New York Knicks e Brooklyn Nets, já que pode exercer a opção para ficar livre de vínculo em julho. É o mesmo caso de Marc Gasol, pivô que tem sido importante para o Raptors após ser adquirido junto ao Memphis Grizzlies durante a temporada.
Programação
Jogo 6: 13/6 (quinta-feira), às 22h, em Oakland — ESPN e Band*
Jogo 7: 16/6 (domingo), às 21h, em Toronto — ESPN e Band*
*Se necessário.