O lateral-direito Rafinha anunciou nesta terça-feira (14) a sua despedida do Bayern de Munique. Aos 33 anos, o atleta ainda entrará em campo neste sábado (18), contra o Eintracht Frankfurt, às 10h30min (horário de Brasília), na Allianz Arena, para lutar pelo título alemão e encerrar a passagem após oito temporadas.
— Eu nunca pensei que ficaria na Alemanha por tanto tempo. Eu vim para o Schalke 04 aos 18 anos de idade. Foi difícil para mim. Idioma diferente, clima diferente, mas agora sou alemão. Os oito anos foram maravilhosos. Tive alguns grandes momentos aqui. A tríplice coroa em 2013 (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões) foi especial. Todas as coisas acabam em algum momento — disse.
Nos planos do Flamengo desde o início do ano, Rafinha não confirmou se este será seu novo clube. O atleta também recebeu propostas do futebol europeu e está em fase de conversas com os próprios familiares antes de decidir se voltará ou não ao Brasil.
— Meu tempo aqui foi legal. Eu tive muitos momentos maravilhosos em oito anos. Ainda não decidi se vou voltar ao Brasil ou ficar na Europa. Sempre quis jogar. Mas com Philipp (Lahm), David (Alaba) e agora Joshua (Kimmich), nem sempre foi fácil. Mas ainda estou aqui e joguei muitos jogos. Sempre dei 100% quando estava em campo — completou ele.