As listas de jogadores mais bem pagos do mundo divulgadas pela revista France Football nesta segunda-feira (1) deixaram ainda mais nítidas a discrepância entre o futebol feminino e o masculino. Atual dona da Bola de Ouro, Ada Hegerberg lidera o ranking entre as mulheres: recebe 400 mil euros por ano — um salário 325 vezes menor do que o de Messi, o que mais ganha entre os homens, com 130 milhões de euros anuais.
Há dois brasileiros nos levantamentos: Marta e Neymar. Atleta que foi mais vezes eleita melhor do mundo pela Fifa — mesmo considerando a premiação masculina —, Marta ganha 340 mil euros por ano e é a quinta entre as mulheres. Já o jogador do PSG recebe 100 milhões de euros e é o terceiro, ficando atrás de Messi e Cristiano Ronaldo, cujo salário alcançou os 113 milhões de euros anuais desde que foi anunciado pela Juventus após a última final da Liga dos Campeões, conquistada pelo Real Madrid em cima do Liverpool.
Completam a lista masculina o francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, e o galês Gareth Bale, do Real Madrid. Entre Ada Hegerberg e Marta, estão Carli Lloyd, do norte-americano Sky Blue, e Wendie Renard e Amandine Henry, do francês Lyon.
Confira as listas, com salários anuais em euros:
Feminina:
- Ada Hegerberg (Lyon) : 400 mil
- Amandine Henry (Lyon) : 360 mil
- Wendie Renard (Lyon) : 348 mil
- Carli Lloyd (Sky Blue) : 345 mil
- Marta (Orlando) : 340 mil
Masculina:
- Messi (Barcelona): 130 milhões de euros
- Cristiano Ronaldo (Juventus): 113 milhões
- Neymar (PSG): 91,5 milhões
- Antoine Griezmann (Atlético Madrid): 44 milhões
- Gareth Bale (Real Madrid): 40,2 milhões