O Paris Saint-Germain (PSG), graças a seus 16 pontos de vantagem na liderança no Campeonato Francês a cinco rodadas para o fim da competição, se sagrou campeão francês após o empate do segundo colocado Lille com o Toulouse em 0 a 0, neste domingo (21) pela 33ª rodada.
O clube parisiense conquista assim, após três tentativas frustradas, o oitavo título francês de sua história antes mesmo de entrar em campo neste domingo para enfrentar o Monaco, no Parque dos Príncipes.
O Lille, que havia atrasado a comemoração de Neymar e companhia ao golear o líder (por 5 a 1) no último domingo, precisava vencer o Toulouse para ter qualquer chance de adiar novamente a decisão do título.
Os comandados do técnico Christophe Galtier acreditavam estar no caminho certo para alcançar esse objetivo ao abrir o placar no início do segundo tempo com Thiago Mendes (64 min).
O árbitro, porém, anulou o lance após a intervenção do VAR por mão na bola de Jonathan Ikoné na origem da jogada.
Com o empate sem gols, o Lille vê sua vantagem sobre o terceiro colocado Lyon cair para seis pontos. O segundo lugar do Campeonato Francês é de suma importância, já que é o último que dá a classificação direta para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. O terceiro colocado terá que jogar uma rodada prévia da competição continental.
Na outra partida disputada neste domingo, o Nantes, que também havia adiado a conquista do PSG ao vencer o clube parisiense (por 3 a 2) na quarta-feira, confirmou a boa fase que atravessa na temporada.
O Nantes levou a melhor sobre o Amiens (3 a 2) graças a dois gols de Kalifa Coulibaly (49, 56) e outro de Valentin Rongier (59), um resultado que afasta o time da zona de rebaixamento.