O Chile vive a chamada "Semana do Esporte", uma promoção do Ministério do Esporte do país que tem por objetivo tirar os chilenos do sedentarismo. Recentes pesquisas apontam que 70% da população local não pratica nenhum tipo de exercício. A pasta esportiva no governo é comandada por Pauline Kantor, jornalista e ex-esquiadora.
Um dos maiores nomes do esporte mundial está em Santiago. O jamaicano Usain Bolt, tricampeão olímpico dos 100 e 200 metros rasos e dono de outros dois ouros no revezamento 4x100, participa de atividades de sua patrocinadora de material esportivo, a Puma. Em sua passagem pela capital chilena, "O Raio" aproveitou para participar do último dia do festival Lollapalooza, realizado no Parque O'Higgins, além de algumas aparições para o público local.
Bolt também visitou o Palacio de La Moneda, sede do Governo do Chile, na última segunda-feira (1). Lá, reuniu-se com o presidente Sebastián Piñera por cerca de 25 minutos e recebeu do mandatário chileno um quadro, onde a foto é um meme de internet publicado após sua vitória nos 100 metros nos Jogos Rio 2016. Nele, o próprio Piñera aparece na prova derrotando o recordista mundial, numa referência de que seu governo estava correndo para superar os problemas do país. Em sua conta no Twitter, o jamaicano postou a imagem e disse: "Corre muito o presidente do Chile". Em troca, o maior velocista de todos os tempos ofereceu um par de sapatilhas autografadas.
Após o encontro, Bolt revelou que conversou com Pauline Kantor e com o sub-secretário Andrés Otero para elaborar um plano de captação de jovens para a prática do atletismo, mesmo que o futebol seja a modalidade predominante no país. O recordista mundial dos 100 e 200 metros sugeriu que fosse adotado pelo governo chileno o mesmo que é feito pela Jamaica, onde diversas competições escolares fomentam a prática esportiva e por consequência se tornam fonte de novos atletas.
A figura de Bernardo O'Higgins, grande nome da história da Independência do Chile, chamou a atenção de Usain Bolt. Em sua visita ao Palacio de La Moneda, o jamaicano se encantou ao ver a foto do "Pai da Pátria", como os chilenos o chamam.
Segundo a ministra do Esporte, Pauline Kantor, que acompanhou a visita, o dono de oito medalhas de ouro olímpicas admirou a foto de O'Higgins antes de questionar de quem se tratava. Ao ser informado sobre sua importância histórica, o jamaicano disse.
— É importante conhecer a história de outros países. As medalhas dele (O'Higgins) são iguais às minhas, mas ele tem mais — exaltou o velocista.