O Ajax de Amsterdã deu um passo importante rumo à final da Liga dos Campeões ao vencer o Tottenham nesta terça-feira por 1 a 0 com um gol do jovem volante holandês Donny Van de Beek (15), pelo jogo de ida da semifinal disputada em Londres.
Com o resultado, o time holandês, que não chega à final da maior competição europeia desde 1995, vai disputar o duelo de volta no dia 8 de maio na Amsterdam Arena com uma boa vantagem. A outra semifinal será disputada na quarta-feira entre Barcelona e Liverpool e a grande final está prevista para o dia 1° de junho no Wanda Metropolitano de Madri.
O gol da vitória saiu aos 15 minutos de jogo, quando o marroquino Hakim Ziyech deu um passe milimétrico para Van de Beek que chutou com calma para abrir o placar.
O jogo também foi marcado por uma cena forte, quando o belga Jan Vertonghen, do Tottenham, sangrou em campo após se chocar com o goleiro camaronês André Onana. Desorientado, teve que ser substituído pelo meia francê Sissoko minutos depois.
O time de Pochettino manteve a pressão com mais ímpeto do que ordem, mas o Ajax soube frear suas investidas, e teve até a melhor chance em um chute na trave do brasileiro David Neres.
A partida acabou com uma terceira vitória consecutiva do time holandês na Champions após ganhar em Turim da Juventus e do Real Madrid em Madri.
O sonho de um novo título 24 anos depois do conquistado pela também jovem equipe de Louis Van Gaal em 1995 ficou um pouco mais perto.
* AFP