A Uefa anunciou nesta terça-feira (26) a abertura de um processo disciplinar contra Montenegro por "comportamento racista" de seus torcedores durante a partida das eliminatórias para a Eurocopa 2020 contra a Inglaterra, na segunda (25). As entidades disciplinares da Uefa se pronunciarão sobre o caso em 16 de maio.
Montenegro também será investigado por lançamento de objetos no campo, uso de elementos pirotécnicos, perturbação da ordem pública e acessos bloqueados por torcedores.
O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, que viu seu time vencer a partida por 5 a 1, denunciou gritos racistas contra seu jogador Danny Rose, enquanto o atacante Raheem Sterling respondeu aos xingamentos comemorando o gol marcado levando a mão à orelha diante da torcida local.
— Escutei claramente insultos contra Danny Rose quando recebeu um cartão amarelo no fim do jogo — afirmou o técnico. — Vamos nos assegurar que isso chegue à Uefa, porque é inaceitável. Temos que garantir o apoio a nossos jogadores —continuou.
— É preciso ser mais duro, punir os torcedores e que não possam mais voltar aos jogos. É preciso fazer algo que os faça pensar duas vezes — criticou por sua vez Sterling.
Caso os atos racistas sejam confirmados pela Uefa, a Federação de Montenegro garantiu que tomará "todas as medidas necessárias para identificar os indivíduos responsáveis".