A vitória do Real Madrid por 2 a 1 sobre o Ajax, nesta quarta-feira (13), na Holanda, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, marcou a primeira utilização do sistema de árbitro de vídeo na história da competição europeia.
O placar ainda não havia sido aberto quando o argentino Nicolás Tagliafico desviou de cabeça para o gol, após rebote do goleiro Courtois. O árbitro esloveno Damir Skomina, porém, viu posição de impedimento de Dusan Tadic, que na visão do juiz teria atrapalhado o goleiro da equipe espanhola.
A Uefa havia previsto a utilização do VAR somente na edição 2019/2020 do torneio. Contudo, em dezembro do ano passado, a entidade anunciou a implementação do sistema já para a competição que está em andamento.
Após o gol anulado, os espanhóis abriram o placar com Karim Benzema, em assistência de Vinícius Júnior. O Ajax empatou com Ziyech, mas Asensio deu a vitória ao Real aos 42 minutos do segundo tempo.
Agora, o Real pode até perder por 1 a 0 na partida de volta para avançar às quartas de final. O desfecho da eliminatória acontece no dia 5 de março, no Estádio Santiago Bernabéu.
No outro jogo desta quarta, o Tottenham venceu por 3 a 0 o Borussia Dortmund, em Londres. O triunfo foi desenhado no segundo tempo, com gols de Son, Vertonghen e Llorente.
A partida de volta, na Alemanha, acontece também no dia 5 de março. O Borussia precisará vencer por quatro gols de diferença para ir às quartas de final.