A classificação do Botafogo à segunda fase da Copa Sul-Americana foi obtida a partir de uma luxuosa vitória diante do Defensa y Justicia, em plena Argentina, por 3 a 0. Além dos números impressionantes da partida, os quais demonstraram, em tese, que os argentinos dominaram as ações do jogo, um ex-jogador do Inter chamou a atenção ao anotar um golaço do meio-campo, algo que até Pelé não conseguiu.
A partida já estava 2 a 0 para o Botafogo, com dois gols de Erik, quando Alex Santana fez o gol antológico. Ele dominou a bola logo no início do campo ofensivo e viu o goleiro argentino adiantado. Não pensou duas vezes para disparar um forte chute e marcar o golaço que fechou o placar na Argentina.
O Defensa y Justicia, um dos líderes do campeonato argentino, teve mais de 70% de posse de bola e cerca de 20 finalizações a gol. Em contrapartida, o Botafogo assinalou apenas três chutes e 100% de eficácia.
Alex Santana, 23 anos, foi contratado pelo Botafogo junto ao Inter em uma negociação que serviu para liberar o volante Rodrigo Lindoso para o clube colorado. O jogador assinou contrato de três temporada com os cariocas.