Um dos maiores fenômenos na história do boxe, Mike Tyson consolidou-se também como um dos atletas mais controversos na história do esporte mundial. Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o ex-campeão dos pesos-pesados confessou ter oferecido dinheiro a um funcionário do zoológico de Nova York para enfrentar nada mais nada menos do que um gorila.
Segundo Tyson, o episódio teria ocorrido no final dos anos 1980, enquanto era casado com a atriz norte-americana Robin Givens, com quem conviveu entre 1988 e 1989. A ideia da luta, revelou, era impressionar a amada.
— Quando chegamos na jaula, tinha um gorila enorme que estava provocando os outros — disse. — Ele era tão poderoso, mas seus olhos transmitiam um ar de inocência infantil. Eu ofereci 10 mil dólares (aproximadamente R$ 37 mil) para abrirem a jaula e eu poder bater naquele gorila, mas o funcionário recusou — contou Tyson.
Aposentado em definitivo dos ringues desde 2005, Mike Tyson já chamou atenção por sua relação com animais antes. Nos anos 1990, o atleta chegou a criar um tigre branco como animal de estimação em uma mansão no Estado americano de Ohio.