Atual campeão do Rio Open, o argentino Diego Schwartzman, número 19 do mundo, está fora da maior competição de tênis do Brasil. O tenista se retirou do torneio, na tarde desta quarta-feira (20), tendo vencido apenas dois games. Com dores na coxa direita, o atleta abandonou a partida contra o uruguaio Pablo Cuevas, 63° colocado do ranking, quando perdia por 6/1 e 4/1.
Quarto cabeça de chave, Schwartzman saiu perdendo por 3/0 quando a partida foi interrompida por conta de chuva na noite de terça-feira (19). Na retomada, o argentino não foi páreo e optou por deixar o confronto na quadra central do Jockey Club.
Na próxima fase, Cuevas enfrenta o argentino Juan Londero, 69 do mundo.
— Tive outros problemas em Buenos Aires, mas hoje eu senti algo diferente. Senti dores na perna direita e foram ficando cada vez mais fortes, e pelo meu estilo de jogo não daria para seguir assim. Não consegui ter a base em quadra para disparar os golpes. Agora farei os exames para saber qual a gravidade ou se é simplesmente uma contratura muscular muito forte — disse Schwartzman.
O argentino afirmou também que se os resultados não foram bons, ele também deverá se retirar do ATP de Acapulco.
Com a queda de Schwartzman, o Rio Open tem apenas um dos oito favoritos na segunda rodada: o português João Sousa, quinto cabeça de chave. Na primeiro rodada foram eliminados o austríaco Dominic Thiem, o italiano Fabio Fognini, o italiano Marco Cecchnato, o sérvio Dusan Lajovic, o tunisiano Malek Jaziri e o chileno Nicolas Jarry.