A Corte Arbitral do Esporte (CAS) determinou, nesta sexta-feira (1), o banimento de 12 competidores russos de atletismo. Entre eles, Ivan Ukhov, campeão do salto em altura nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, que teve três anos de resultados cassados pela entidade.
De acordo com a Corte, os atletas punidos "participaram e/ou se beneficiaram de programas de doping com esteroides anabólicos e se beneficiaram de métodos protetivos específicos" entre a Olimpíada de 2012 e o Mundial de 2013, realizado justamente em Moscou, na Rússia.
Em julho de 2016, um relatório encabeçado por Richard McLaren apontou uma operação envolvendo agentes públicos na Rússia para facilitar o doping entre atletas em meio a uma "vasta maioria" de esportes olímpicos. Antes disso, em novembro de 2015, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) já havia afastado os russos de competições.
Além de Ivan Ukhov, foram banidos Tatyana Firova (400m), Svetlana Shkolina (salto em altura), Lyukman Adams (salto triplo), Anna Bulgakova, Gulfiya Agafonova-Khanafeeva, Tatyana Lysenko Beloborodva, Mariya Bespalova (arremesso de martelo), Ivan Yushkov (arremesso de peso), Vera Ganeeva (arremesso de disco), Yekaterina Galitskaia e Yuliya Kondakova (100m com barreiras). Cada atleta tem 21 dias para apelar da decisão.