O corpo do argentino Emiliano Sala será transferido na próxima sexta-feira (15) da Inglaterra para a cidade natal do atacante: Progeso, província que fica a 500 quilômetros de Buenos Aires. O atleta será velado no clube onde deu seus primeiros passos no futebol, o San Martín.
— Os restos de Emi chegam na sexta-feira à tarde em Progreso. No ginásio do clube de San Martín, onde ele começou, o velório será organizado — confirmou o prefeito da cidade argentina Julio Muller — Do aeroporto de Ezeiza para Progreso é uma viagem de seis horas. A mãe, irmã e irmão dele já chegaram na cidade — completou.
O resultado da autópsia feita no jogador apontou que ferimentos na cabeça e no tronco, após a aeronave se chocar com o mar do Canal da Mancha, foram as causas da morte. O corpo de Sala foi encontrado na semana passada, nos destroços do avião localizado pelo serviço de buscas contratado pela família do atleta. Ele foi identificado por suas impressões digitais. O piloto David Ibbotson, no entanto, segue desaparecido.
Jogador do Nantes, da França, o argentino havia sido contratado pelo Cardiff City, do País de Gales, e viajava ao Reino Unido para ser apresentado pelo novo clube quando seu avião sumiu no dia 21 de janeiro, sobre o Canal da Mancha.
De acordo com a Agência de Investigações de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB), o inquérito instaurado para investigar o acidente pode levar entre seis meses e um ano.
Na lei inglesa, essas investigações judiciais são conduzidas para examinar mortes súbitas ou inexplicadas.