Sem se programar, o lutador Fabrício Werdum teve de trocar o tatame pelo mar no domingo (20), em uma praia de Torrance, em Los Angeles, nos Estados Unidos, perto do local onde mora. O ex-campeão peso-pesado do UFC salvou a vida de um adolescente que se afogava. O atleta de 41 anos, nascido em Porto Alegre, participava de um piquenique com sua família quando percebeu a movimentação da equipe de bombeiros.
— Quando o guarda-vidas ligou a sirene, saiu da casinha, que estava bem perto de nós, e parou o carro na nossa frente, ficamos perguntando o que estava acontecendo. Não conseguíamos ver. Aí enxergamos, bem lá no fundo, duas pessoas. Percebi que o menino não conseguia ficar muito tempo em cima da água. Já tinha tomado umas três ondas na cabeça. A menina estava pedindo ajuda — relembrou Werdum.
Sem pensar duas vezes, o brasileiro tirou o casaco, saiu correndo e ofereceu ajuda ao guarda-vidas, que prontamente aceitou. O lutador pegou uma boia laranja do carro dos bombeiros e entrou na água.
— Quando entrei, consegui correr bastante e alcançá-los. O menino estava mais ao fundo. Falei para o guarda-vidas salvar a menina, que eu pegava o garoto. Quando consegui pegá-lo, ele já estava meio mole. Me falou que tinha bebido muita água e não conseguia ficar em pé. Estava bem cansado. Aí a gente saiu e um outro homem veio e segurou o outro lado do guri. Depois, chegaram mais dois guarda-vidas agradecendo — contou o lutador.
Werdum acredita que estava predestinado a salvar a vida do adolescente:
— Se estivéssemos no lugar em que sempre ficamos, não sei se iria ajudar. De longe, a gente fica só olhando, porque já tem o guarda-vidas e toda a estrutura. Não sei se seria igual se não fosse na nossa frente. Era para ter acontecido. Foi a primeira vez que ficamos naquela posição da praia.