A paz não reina no início de 2019 no Cruzeiro: o desentendimento entre o clube e o meia Arrascaeta está aumentando. Pelo segundo dia seguido, o jogador não participou das atividades da pré-temporada e será multado mais uma vez.
O meia uruguaio chegou a Belo Horizonte na quinta-feira (3), dia da reapresentação do Cruzeiro, foi à Toca da Raposa, mas não se juntou aos companheiros. O motivo: o empresário do jogador, Daniel Fonseca, retirou Arrascaeta do treinamento do Cruzeiro após se reunirem com o vice de futebol , Itair Machado.
O imbróglio entre o clube e o jogador cresceu com uma nota publicada pelo meia em seu Instagram, relatando até ameaças de torcedores em seu telefone pessoal, que teria sido vazado publicamente.
"Em atenção aos fatos de conhecimento público, quero informar aos meus seguidores que ontem acompanhei meu representante até a saída de sua reunião com o Cruzeiro, chamando a atenção para o fato de que o Sr. Itair Machado usou expressões infelizes que eram razoavelmente consideradas intimidadoras. Depois daquela reunião, e por algum motivo que não conheço, mas que coincidiu temporariamente com o fim da reunião, meu celular e o do meu representante, o Sr. Daniel Fonseca, se tornaram públicos, o que motivou a receber mensagens com insultos e ameaças. Neste cenário, estou avaliando com meu representante, meu advogado e consultores o mais conveniente para minha segurança e meus direitos legais e contratuais. Agradeço pelo seu apoio e compreensão", disse Arrascaeta no Twitter e Instagram.
A crise entre clube e jogador se iniciou com uma proposta do Flamengo de 10 milhões de euros, R$ 43 milhões, por 50% do meia. O modo que a oferta foi feita teria desagradado o Cruzeiro, que acusou o agente do jogador, Daniel Fonseca, de estar forçando a saída da Toca da Raposa.
Houve uma reunião entre Fonseca, Arrascaeta e Itair Machado na quinta-feira à tarde, quando o agente do jogador levou uma proposta para o clube. O tom da conversa subiu, gerando críticas públicas ao meia e o seu empresário
— O Daniel Fonseca fez uma proposta para o Cruzeiro, eu não aceitei. Uma hora depois, ele trouxe o atleta, foi ríspido com o Cruzeiro, levou o jogador embora. Ele não se reapresentou no Cruzeiro, e a nossa parte jurídica vai multar o atleta. Isso já aconteceu há alguns anos com esse próprio agente. Comuniquei a ele e queria comunicar a alguns órgãos de imprensa que o Cruzeiro tem comando, que ninguém vai chegar aqui e tirar jogador sem que o Cruzeiro tenha interesse na proposta — disse Itair Machado.
Arrascaeta tem vínculo com o Cruzeiro até 2021, com opção de renovar por mais um ano, além de uma multa estipulada em R$ 120 milhões.