A Fifa sorteou no último sábado (8), em Paris, os grupos para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputada na França, entre 7 de junho e 7 de julho de 2019. O torneio reunirá 24 seleções distribuídas em seis grupos com quatro times cada.
O Brasil caiu no grupo C, o mesmo de Austrália, Itália e Jamaica. A estreia das brasileiras será diante das jamaicanas, no dia 9 de junho, em Grenoble. Em seguida, a seleção enfrentará as australianas, no dia 13, em Montepellier. Na última rodada da fase classificatória, as rivais serão as italianas, em Valenciennes, no dia 18.
Para o técnico da seleção feminina, Vadão, a equipe terá pela frente adversários complicados.
— O grupo é bem equilibrado. Nós conhecemos bem a Austrália, a Itália tem feito um investimento muito grande no futebol feminino, inclusive temos até a Thaísa (volante da Seleção) jogando no futebol italiano. A única surpresa é a Jamaica, que não conhecemos muito bem, mas vamos estudar muito daqui pra frente. A gente tem jogado muito contra a Austrália, em torneios, amistosos, Copa do Mundo e Olimpíada. Na última edição do Mundial, elas nos eliminaram, na Olimpíada fomos nós que eliminamos elas, então é um adversário constante e nós nos conhecemos bem, o que dá um bom parâmetro para os dois lados — analisou o treinador.
Esta será a oitava edição do torneio, que terá nove cidades-sede: Montpellier, Nice, Valenciennes, Paris, Reims, Le Havre, Grenoble, Rennes e Lyon, que será o palco da grande decisão.
Atuais campeões, os Estados Unidos estão no grupo F, ao lado de Tailândia, Chile e Suécia. A estreia das norte-americanas, donas de três títulos mundiais, será contra as tailandesas, no dia 11 de junho, em Reims.
Na história da Copa do Mundo de futebol feminino, o Brasil tem como melhores resultados o vice-campeonato de 2007, na China, e o terceiro lugar conquistado em 1999, nos Estados Unidos. Na última disputa, no Canadá, em 2015, o time brasileiro acabou sendo eliminado nas oitavas de final.
Confira os grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino:
- Grupo A - França, Coreia do Sul, Noruega e Nigéria
- Grupo B - Alemanha, China, Espanha e África do Sul
- Grupo C - Austrália, Itália, Brasil e Jamaica
- Grupo D - Inglaterra, Escócia, Argentina e Japão
- Grupo E - Canadá, Camarões, Nova Zelândia e Holanda
- Grupo F - Estados Unidos, Tailândia, Chile e Suécia