A equipe brasileira de judô começou o Grand Slam de Osaka, no Japão, com o pé esquerdo. Na madrugada desta sexta-feira (23), o melhor resultado foi conquistado pelo paulista Eric Takabatake, na categoria até 60kg. O atleta chegou à disputa pela medalha de bronze, mas perdeu para o sul-coreano Won Jin Kim e fechou a competição em 5° lugar. O torneio é a penúltima etapa do ano e classificatório para o Masters de Gwangzhou, China.
Outros brasileiros chegaram ao bloco final de disputas, mas não chegaram a brigar por medalhas. Phelipe Pelim (60kg) foi derrotado por Takabatake na repescagem e terminou em 7° lugar, assim como Jéssica Pereira (52kg), que caiu na mesma fase para a japonesa Chishima Maeda.
Gabriela Chibana (48kg) também lutou no primeiro dia. Ela venceu Jun-Ying Gao, de Taipei, na estreia, mas parou nas oitavas para a francesa Melanie Clement.
Na madrugada deste sábado (24), o Brasil terá no tatame Marcelo Contini (73kg), Eduardo Barbosa (73kg), Rafaela Silva (57kg), Aléxia Castilhos (63kg) e Maria Portela (70kg).