Em casa. É assim que Roger Federer literalmente se encontra no ATP 500 da Basileia. Nascido na cidade localizada entra a fronteira da Suíça com a Alemanha e a França, o dono de 20 títulos de Grand Slam é o maior campeão da competição, com oito conquistas em treze finais disputadas desde 2000.
Neste sábado (27), Federer atropelou uma das revelações do circuito mundial de tênis, o russo Daniil Medvedev, 22 anos e 20º do ranking, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4, em apenas 64 minutos e garantiu vaga em sua 14ª final no torneio, a 151ª de sua carreira.
O adversário do veterano de 38 anos e atual número três do mundo será o surpreendente romeno Marius Copil, que não possui nenhum título no circuito da ATP. Depois de sair do qualifying, o 93º da classificação mundial surpreendeu alguns favoritos e eliminou o croata Marin Cilic, sexto, na segunda rodada, e o alemão Alexander Zverev, quinto do mundo, na semifinal, por 2 a 1, parciais de 6/3, 6/7 (6) e 6/4, jogo que teve 2h32 de duração.
Se conquistar o título na Basileia, Roger Federer irá atingir a marca de 99 títulos em toda a carreira e ficará a dez do recorde absoluto da Era Aberta, que pertence ao norte-americano Jimmy Connors.