O Brasil subiu no pódio do Campeonato Mundial de Judô, que está sendo disputado em Baku, no Azerbaijão. Nesta sexta-feira (21), em uma disputa nacional, a experiente Erika Miranda derrotou Jessica Pereira e faturou a medalha de bronze na categoria meio-leve (51 kg) feminina.
Número 4 do ranking mundial, a atleta da Sogipa estreou diretamente na segunda rodada e não tomou conhecimento da finlandesa Katri Kakko, derrota por ippon, depois de dois waza-aris. Na sequência, a judoca de 31 anos dominou a eslovena Petra Nareks, desclassificada por receber três shidos (punições) e passou às quartas de final.
Em busca de um lugar na semifinal, Erika derrotou a belga Charline Van Snick com dois waza-aris, que se transformaram em mais um ippon. Porém, diante da atual campeã do mundo, a japonesa Ai Shishime, a brasileira acabou sendo derrotada por waza-ari, mesmo que tenha forçado duas penalizações à rival.
O combate que valeu o bronze para Erika Miranda foi um duelo de gerações. Mais experiente, com cinco medalhas mundialistas, quatro delas individuais, a judoca da Sogipa precisou de apenas 18 segundos para derrotar a carioca de 24 anos por estrangulamento.
A medalha de Erika foi a 12ª da história da Sogipa em campeonatos mundiais. São cinco ouros, três prata e três bronzes na galeria da equipe gaúcha.