A Uefa divulgou, nesta segunda-feira (20), os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do ano no futebol europeu. Cristiano Ronaldo, Luka Modric e Mohamed Salah foram os indicados e o vencedor será conhecido no dia 30 de agosto, durante o sorteio que define os grupos da Liga dos Campeões. Neymar sequer ficou no top 10.
Os votos foram feitos por 80 treinadores que disputaram a primeira fase da Champions e da Liga Europa, além de 55 jornalistas. Cada um deveria indicar três jogadores, em ordem de relevância, sendo que o primeiro recebia cinco pontos; o segundo, três pontos e o terceiro, apenas um.
Modric, entre os indicados, foi o que chegou mais longe na Copa do Mundo. O volante liderou a Croácia na melhor campanha de sua história (vice-colocação) e foi eleito o melhor jogador do torneio.
Cristiano Ronaldo foi campeão da Liga dos Campeões, assim como Modric, e foi o artilheiro pela sexta vez do torneio. Enquanto Salah, vice-campeão da Champions, fez uma das melhores temporadas da carreira, marcando 44 gols pelo Liverpool.