O acesso do Farroupilha à Divisão de Acesso do Gauchão é o começo de um sonho que se iniciou com a paixão de torcedores dedicados e inteligentes, prestando sua devida atenção ao time.
Do presidente ao jovem torcedor, todos, de alguma maneira, foram responsáveis por isso. Posso falar por mim, que me joguei dentro do clube, na área da nutrição, tentando contribuir de alguma maneira.
Enquanto ocorria a Copa do Mundo, nós, torcedores do "Fantasma do Fragata", vivíamos nosso próprio Mundial. Foi sensacional. Lá estavam os guerreiros, em Bagé, enquanto, aqui em Pelotas, eu fazia a festa de aniversário do meu filho — que, por sinal, é outro jovem torcedor fantasminha. Quando meu pai, ex-jogador e hoje dirigente do Farroupilha, chega gritando e anunciando o feito: "Voltamos"!
Lembro de conquistas anteriores, quando ainda era um guri e meu pai incitava o amor pelo clube. Íamos ao Nicolau Fico e víamos façanhas, enfrentávamos a dupla Gre-Nal com grandes jogos. A torcida comparecia em peso, pois para quem não sabe, somos, sim, o clube mais querido da cidade, e de longe notamos a ajuda e a força que torcedores da dupla Bra-Pel tem conosco. Lotávamos o Nicolau Fico para ver o Caetano decidir o jogo no segundo tempo, como de costume, ou para ver o Manga incendiando o jogo. O torcedor símbolo do time, o Trem, embalando sua bandeira e mostrando sua paixão pela equipe. Esses tempos vão voltar. Aliás, o Trem e sua bandeira sempre estiveram lá e nunca vão nos deixar.
O que se pode fazer quando não há dinheiro? Eu lhes respondo com outra pergunta: e quando há paixão? Aqui em Pelotas vemos exemplos do que a paixão dos torcedores pode fazer por um clube. Brasil, Pelotas e Farroupilha são a alma do futebol raiz. Aquele vivido na esperança de dias melhores, mas o melhor: esses dias são reais. O pelotense respira futebol e, cada vez mais, voltamos a inflar os pulmões com o melhor que ele pode nos proporcionar. A ascensão do futebol pelotense segue, e se os deuses do futebol permitirem, não vai parar tão cedo.
Sábado temos mais uma importante façanha a ser conquistada, começamos a trilhar o caminho que um dia irá nos colocar no nosso devido lugar. Garra e superação marcam esta campanha. Agora, é com você torcedor pelotense. Vamos apoiar o tricolor do Fragata no rumo dessa conquista! "Ah, meu Farroupilha".