Um capítulo triste foi escrito na história do futebol sul-americano e também do Equador na noite do último domingo (12). Ao retornar para Guayaquil de uma viagem feita a cidade de Cuenca, um ônibus contendo torcedores do Barcelona acabou sofrendo um acidente e vitimou fatalmente 12 pessoas.
Segundo informações de testemunhas que conversaram ainda no local com os bombeiros presentes na operação de resgate, o ônibus tentou fazer uma ultrapassagem e acabou provocando a fatalidade que, além de capotar o veículo, ainda deixou outros 30 feridos. Ainda não foi possível precisar pelas autoridades a quantidade exata de pessoas dentro do ônibus.
Referente as permissões e estado da mecânica em que se encontrava o veículo acidentado, os dados de momento dão conta de que a permissão existente para a cooperativa El Señor de los Milagros, que transportava os torcedores, só poderia operar dentro da província de Guayas. Logo, não poderia viajar até Cuenca, que fica a pouco mais de 200 Km de Guayaquil já na província de Azuay.
Com relação a parte mecânica, até o momento sabe-se que o ônibus havia passado recentemente com sucesso em uma revisão completa, eliminando inicialmente a possibilidade de uma falha não-humana ter ocasionado o acidente.
Falando com pesar sobre o ocorrido, o presidente do Barcelona de Guayaquil, José Francisco Cevallos, disse que providências já estão sendo tomadas para trazer os corpos a cidade guaiaquilenha para serem prestadas as devidas homenagens antes dos sepultamento.
Em comunicado via rede social, o Deportivo Cuenca, adversário do Ídolo no dia de ontem, postou a seguinte mensagem: “Uma tragédia que mancha a Festa Esportiva vivida hoje. Nossa solidariedade com o Barcelona e sua grande torcida.”