O atacante Neymar é disparado a figura de maior destaque na loja oficial do PSG, na Champs-Elysées, famosa avenida de Paris. Nas ruas, no entanto, o jogador é alvo de diversas críticas pela torcida do seu clube. Apesar de bastante popular pela sua qualidade técnica, o camisa 10 sofre contestações por diversos motivos, como a ida ao Brasil durante a lesão no pé direito e as inúmeras quedas em campo.
— O Neymar é um jogador top, mas a sua imagem na Copa do Mundo não foi boa, pois ele se "jogou" demais no chão. Como grande jogador que é, ele deve focar em jogar futebol e não em coisas midiáticas — critica o produtor de eventos Jérémy Chasli, torcedor do PSG.
A imagem de Neymar nos seus primeiros meses de Paris foi considerada muito boa. Porém, a reputação do craque brasileiro sofreu abalos ao longo da temporada. A briga com Cavani para ser o batedor de pênaltis, e o fato de ter se tratado no Brasil e não em Paris durante a fratura que teve no quinto metatarso do pé direito, no primeiro semestre, também indignaram alguns torcedores.
— A torcida francesa estava encantada por ver Neymar na sua liga. Foi uma satisfação por várias semanas. Mas a sua atitude com Cavani ofuscou um pouco isso tudo. Sua lesão e seu gesto de ter se tratado no Brasil também. Ali, ele não mostrou estar próximo do PSG. Suas simulações durante a Copa do Mundo também quebraram ainda um pouco mais a sua imagem — relata o jornalista Cyril Olives, do diário esportivo francês L'Équipe.
O jornalista Alexandre Oliveira, correspondente da Rede Globo em Paris, revela que os francesses não veem com naturalidade o fato de um jogador abandonar a França para fazer um tratamento médico, ainda mais se o motivo for priorizar a seleção de seu país.
— Eles não aceitam muito isso de o jogador pensar na seleção em primeiro lugar. Para eles, em primeiro lugar vem o clube, que paga o salário. Além disso, eles acham que Paris tem condições de recuperar um jogador como o Neymar, que acabou se recuperando no Brasil — afirma.
A visão é compartilhada por torcedores, que o criticam, mas, ao mesmo tempo, não escondem a sua admiração pelo craque.
— É um fantástico jogador, mas às vezes não dá o seu melhor. Ele ficou muito tempo no Brasil quando estava machucado. Parece que falta um pouco de respeito com a Liga Francesa. Esses são meus únicos problemas com ele. Mas, por outro lado, é um grande jogador e estamos felizes por tê-lo na equipe — pondera Henri Levesque, outro fã do PSG.
Essas questões vêm fazendo a popularidade de Neymar em Paris cair.
— Se fizéssemos um índice de popularidade desde que ele se apresentou no PSG em agosto de 2017, tenho certeza que caiu. Ele foi muito adorado, jogou muito bem e foi o melhor do Campeonato Francês. Mas aconteceram várias coisinhas que foram irritando o torcedor. Primeiro teve o caso com o Cavani, depois no, jogo contra o Rennes, ele não deu a mão para o jogador adversário. Teve a expulsão no clássico com o Olympique. E, agora, depois da Copa do Mundo, acho que ele é visto não como um artista da bola, mas como um artista cênico — completa Oliveira.
Em resumo, os torcedores do PSG, gostam de Neymar, mas fazem ressalvas sobre o seu comportamento, como o torcedor Quentir Peters.
— Eu sou torcedor do PSG. É bom que ele jogue por nós, mas não é o meu jogador favorito. Eu acho que ele não tem uma mentalidade boa. Eu gosto dele por ser o nosso melhor jogador, mas não gosto da sua personalidade — opina.
Melhorar o moral com os torcedores parisienses será um desafio de Neymar na próxima temporada:
— Ele vai ter que trabalhar para reconstruir a sua imagem — sentencia Olives.