Um dia depois de estabelecer o novo recorde com 50 sets seguidos vencidos no piso de saibro, Rafael Nadal teve sua série de 21 vitórias no piso interrompida pelo austríaco Dominic Thiem, sétimo do mundo.
Jogando um incrível tênis o austríaco derrubou o Touro Miúra por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 6/3 após 1h55min de duração na quadra Manolo Santanna, a principal da moderna Caja Mágica.
A última derrota no piso de Rafa havia sido justo para Thiem nas quartas em Roma, na Itália, há quase um ano. De lá para cá 21 triunfos sem perder sets em Roland Garros, Copa Davis, Monte Carlo e Barcelona. Esta é a terceira vez que Thiem o derrota em nove jogos entre os dois, todos os triunfos no piso lento. Além de Roma ano passado ele o bateu em 2016 em Buenos Aires, na Argentina.
Atual vice-campeão do torneio, Thiem pega o gigante sul-africano Kevin Anderson, oitavo do mundo, na semifinal deste sábado. Anderson nunca jogou uma semifinal de Masters 1000, mas tem um vice de Grand Slam no currículo no US Open do ano passado.
O jogo
Thiem veio com uma proposta agressiva desde a devolução encurtando os espaços e jogando alta no meio e no fundo para evitar angulos a Nadal. Surtiu efeito. Conseguiu 15 bolas vencedoras contra 15 erros e deixou o espanhol fazer sete winners e errar a mesma quantidade que ele. Thiem abriu 5/3, errou uma bola forehand por milímetros para fechar o set, foi quebrado, mas tornou a quebrar no 5/5 para fechar com firmeza por 7/5 e acabar com a série de Rafa.
No segundo set Nadal errou demais, deu duplas-faltas seguidas, foi quebrado no terceiro game, reclamou do sol e de si mesmo. O espanhol conseguiu igualar em 3/3 com bola vencedora no forehand e erro de Dominic na direita, mas no game seguinte novos erros do natural de Manacor e vantagem recuperada para 5/3 para finalizar o jogo com uma linda esquerda vencedora e depois um winner de direita.