A Federação Italiana de Futebol suspendeu Bruno Henrique, do Palmeiras, por um ano. A pena foi publicada nesta quinta-feira (19) e é referente ao período que o meio-campista jogou no Palermo, de 2016 a 2017. O Verdão ainda não foi notificado sobre o gancho, então ele por enquanto pode seguir jogando.
De acordo com a imprensa italiana, a punição se deu pelo uso de passaporte falso — o texto publicado no site do Tribunal Nacional, porém, não justifica o motivo.
Desde o ano passado, há uma investigação para desmontar um grande esquema que teria ajudado jogadores brasileiros a conseguirem a cidadania italiana de forma ilegal. Gabriel Boschilia, ex-meia do São Paulo e hoje no Monaco (FRA), é outro jogador envolvido.
A aplicação da pena global depende de uma notificação da Fifa. O Palmeiras ainda não a recebeu e por isso a pena, por enquanto, não vale no Brasil. O camisa 19 é titular no time de Roger Machado e está previsto para começar a partida de domingo, contra o Inter, pela segunda rodada do Brasileiro.
Segundo o Globoesporte.com, o Palmeiras entende que a punição não terá valor no futebol brasileiro.
Contratado por cerca de R$ 13 milhões no ano passado, ele tem 34 jogos e seis gols pelo Palmeiras. O jogador ainda não se pronunciou sobre o assunto.