O Barcelona ergueu neste sábado seu 30º troféu da Copa do Rei, o quarto consecutivo, ao golear por 5 a 0 o Sevilla na final da competição, com direito a dois gols do uruguaio Luis Suárez e outro do brasileiro Philippe Coutinho.
Suárez abriu o placar (14 minutos) e o argentino Lionel Messi ampliou (31), antes do uruguaio voltar a balançar as redes (40) a cinco minutos do intervalo. No segundo tempo, Andrés Iniesta (52) fez o quarto gol e Coutinho (69), de pênalti, selou o título do Barça.
A vitória coloca o Barça no caminho para a conquista da 'dobradinha' Liga-Copa. No campeonato nacional, o time catalão é líder isolado com 12 pontos de vantagem sobre o Atlético de Madrid, o que ajuda a esquecer o trauma da eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões diante a Roma.
O Barcelona entrou em campo decidido a atacar, sempre apostando em seu jogo de toques rápidos, comandado por Iniesta, que pode ter disputado sua última final com o Barça se for confirmada a transferência para o futebol chinês.
O primeiro gol da partida saiu de um rápido contra-ataque iniciado pelo goleiro Cilessen, que viu Coutinho sozinho pela ponta direita. O brasileiro invadiu a área e tocou para Suárez empurrar a bola para o gol vazio.
O festival do Barça continuou com Messi ampliando o placar, aproveitando lindo toque de calcanhar de Jordi Alba.
Antes do intervalo, os catalães ainda tiveram tempo de marcar um terceiro gol, novamente com Suárez, após tabelar com Messi e ficar cara a cara com o goleiro David Soria.
No segundo tempo, o Barça não relaxou e transformou a vitória em goleada com Iniesta, que driblou Soria e mandou para as redes depois de receber passe açucarado de Messi.
Só faltava o gol de Coutinho e, após mão na área do Sevilla do zagueiro Lenglet, Messi cedeu o direito de cobrar o pênalti ao atacante da seleção, que não desperdiçou.
* AFP