A Agafuc-RS é a campeã da primeira edição da Supercopa Brasil de futebol de 5 (para cegos). A equipe de Canoas conquistou o título na manhã do último domingo (11) no Centro de Treinamento do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.
O adversário da final foi o ICB-BA, em jogo que marcou o confronto entre Ricardinho, da Agafuc – atual melhor jogador do mundo da modalidade – e Jefinho – destaque da Seleção Brasileira eleito melhor jogador do planeta em 2010. A partida terminou empatada em 1 a 1, o que garantiu aos gaúchos a taça do campeonato.
Precisando de um empate para ser campeã, a Agafuc-RS foi para o jogo com uma equipe bastante ofensiva, com apenas um defensor de origem. As oportunidades eram criadas em ambos os lados. Ricardinho e Jefinho deram trabalho às defesas, mas pararam nos goleiros no primeiro tempo.
Se nos 20 minutos iniciais o gol não aconteceu por um detalhe, logo no início da etapa complementar, Jefinho arrancou em velocidade e foi calçado por Tiago Paraná dentro da área: pênalti. Cássio bateu com força e colocou os baianos com a mão na taça aos 2 minutos.
Em desvantagem no placar, os gaúchos passaram a dominar mais as ações ofensivas e o ICB-BA apostou nos contra-ataques. O gol de empate da Agafuc aconteceu faltando três minutos para o encerramento da partida, através de cobrança de pênalti. Nonato Mendes bateu e deixou tudo igual.
Melhor jogador do mundo na modalidade, Ricardinho valorizou o confronto entre as duas equipes e projetou mais conquistas ao longo do ano.
— Nós estamos felizes por conquistar mais um título, numa nova competição que a CBDV adicionou em nosso calendário anual, numa partida muito difícil contra a Bahia, uma equipe muito forte, mostrou isso mais uma vez, num jogo de detalhes. Iniciamos o nosso ano com o pé direito, fomos campeões de tudo ano passado e temos condições de conquistar todos os títulos, mas se vai ganhar é uma incógnita, nem sempre dá. No Brasil tem muitas equipes fortes, mas estamos com os pés no chão e vamos pensar primeiro no Regional Sul/Sudeste e depois no Brasileiro — comemorou o craque.