As regatas da sexta edição da Porto Alegre Match Cup começam nesta sexta-feira (23) e vão até domingo (25) nas águas do Guaíba. Sediada no clube Veleiros do Sul, a competição da vela contará com oito times: dois do Rio Grande do Sul, três do Rio de Janeiro, um do Distrito Federal, um da Bahia e outro do Uruguai.
O Match Race é uma modalidade de regata de duelo de barco contra barco e somente as equipes vão sendo trocadas a cada disputa. A primeira fase é classificatória no formato round robin, na qual onde todas as tripulações se enfrentam entre si, com semifinais e a final disputada no domingo.
Os barcos utilizados pelos velejadores serão da classe Elliott 6m, com três tripulantes, todos idênticos e que são fornecidos pelo Veleiros.
Na véspera do início da competição, as oito equipes inscritas no evento aproveitaram as boas condições de tempo desta quinta-feira (22) na capital gaúcha para treinarem no Guaíba com os barcos da classe Elliotts6M.
A 6ª Porto Alegre Match Cup fará do circuito de 2018 da International Match Race Super League, composto por 17 torneios em 14 países. A Super League está vinculada a Match Racing Association Inc que promove a modalidade de competição em todo o mundo. A Copa também será válida como Campeonato Brasileiro de Match Race de 2018 e primeira etapa Sul-americana.
Características básicas do Match Race
- Regatas de curta duração, próximas da terra
- Formato simples, o que facilita a compreensão do público leigo
- Dois barcos idênticos, competindo um contra o outro
- Barcos fornecidos pela organização dos eventos
- Usualmente, todos os competidores disputam entre si, numa primeira fase, para apuração dos semifinalistas e, posteriormente, dos finalistas
- O líder normalmente adota técnicas de bloqueio, de modo a segurar o barco concorrente atrás. Este duelo mano a mano passa a ser um jogo de tática e estratégia, onde haverá um único vencedor.
As tripulações
1) Victor Hector Demaison/ Mario Trindade/ Gabriel Portilho Borges (RJ)
2) Geison Mendes/ Larissa Juk/ Gustavo Thiesen (RS)
3) Philipp Grochtmann/ Vilnei Goldmeier/ Rodolfo Streibel (RS)
4) Felipe Rondina/ Ricardo Paranhos/ Christian Lacerda Shaw (DF)
5) Renata Decnop/ Fernanda Decnop/ Tatiana Ribeiro (RJ)
6) Juliana Duque/ Rafael Martins/ Frederico Baumert (BA)
7) Nicolas Pelicano Grael/ Gustavo Nascimento (RJ)
8) Mauro Leite/ Maximiliano de Barros/ Guillermo Sades (URU)