O Cleveland Browns tem o direito, no próximo dia 26 de abril, de escolher o jogador que quiser com a primeira escolha do draft da NFL. A tendência é que busque o seu quarterback do futuro, mas este cenário não torna impossível uma surpresa. Os mais cotados são Sam Darnold e Josh Rosen. No entanto, vários fatores indicam que Baker Mayfield, de Oklahoma, seja o escolhido.
Mayfield não tem exatamente o tamanho ideal para a posição. Com 1m85cm e 98 quilos, é considerado baixo. Além disso, tem alguns problemas no trabalho de pés. Mesmo assim, construiu uma carreira sólida no nível universitário. Ganhou o Troféu Heisman — melhor jogador da NCAA — em 2017 e, considerada também a temporada em Texas Tech antes da transferência, terminou a carreira universitária com 68,6% de passes completos, 14.320 jardas, 129 touchdowns e 29 interceptações.
Segundo o site NFL.com, as mudanças na diretoria do Browns não fizeram com que o time abandonasse completamente a aposta em sistemas métricos para a avaliação de jogadores. Mesmo com John Dorsey como general manager, um profissional que tem métodos mais clássicos, o time tem apostado nos números para dar suporte às decisões.
E, de acordo com o site Pro Football Focus, que é especialista em métricas para determinar a qualidade dos jogadores, Baker Mayfield é o melhor na frieza dos números — seguido por Sam Darnold e Josh Rosen.
Outro fator que pode indicar a subida de Mayfield no conceito do Browns é o quarterback escolhido pela franquia para ser a ponte para o futuro.
No início de março, o Browns trocou uma escolha de terceira rodada e assumiu o contrato de US$ 16 milhões de Tyrod Taylor, ex-Buffalo Bills. As métricas do veterano são idênticas às de Mayfield: 1m85cm, 98 quilos. Apesar de Mayfield ser, teoricamente, um passador mais prolífico, o estilo dos dois dá a entender que Taylor seja uma ponte ideal para que a comissão técnica e o time em geral se adaptem ao estilo de Mayfield.
Ainda falta exatamente um mês para o draft. Portanto, muitos fatores podem fazer qualquer análise prévia cair por terra. Mas os indicativos apontam cada vez mais para o mesmo lado — e Baker Mayfield pode surpreender como a primeira escolha geral.