Depois de uma forte chuva no meio da tarde deste domingo, o dia seguiu com as definições de duplas do Tennis Kids na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre apresentado por Gerdau e Itaú com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal. E como destaque Helena Piquet, neta do tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, que foi vice-campeã de duplas na categoria 10 anos.
Atuando ao lado da paulista Gabriela Castro, elas perderam a final para a goiana Geovana Toledo e a paulista Leticia Marangoni por 6/3 7/5. Helena e Gabriela venceram duas partidas sobre Sofia Bloot e Julia Miranda por um duplo 6/2 e nas semifinais contra Antonella Pazzoti e Alice Ghiraldi pelo mesmo placar.
Em simples, Helena caiu na primeira rodada diante de Sofia Albieri por 7/5 2/6 10/7. A campeã foi sua parceria de duplas.
Seu pai, Geraldo Piquet, piloto de Fórmula Truck, comentou como Helena começou no tênis e as aspirações da menina de nove anos de idade. Ela é treinada por Santos Dumont em Brasília (DF).
– Ela começou jogando em projeto da escola dela no contra-turno. Uma atividade diferente para não ser a mesma coisa. Foi jogando, começou a fazer aula particular, disputar os torneios locais e desde da Copa Guga Kuerten no ano passado colocamos essas provas maiores em nível nacional. O avô não teve influência, chegou a jogar na adolescência, antes de ser piloto. Mas, é pura coincidência – disse o pai Geraldo que acompanhou de perto a filha.
Em simples as conquistas foram para o Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina. No Tennis Kids a pontuação vai para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis. Nos 8 anos masculino troféu para o matogrossense Livas Eduardo, nos 9 anos para o goiano Luis Miguel e para a paulista Luiza Pereira, nos 10 anos masculino para o brasiliense Pedro Chabalgoity e entre as meninas para a paulista Gabriela Castro. Nos 11 anos o mineiro Victor Cunha e a catarinense Ana Campigotto.
O Rio Grande do Sul foi vice-campeão nos 10 anos masculino com Pedro Dietrich e nos 11 anos feminino com Vitória Redin.