Chegar ao mercado no auge da carreira renderá frutos ao quarterback Kirk Cousins. Segundo a imprensa americana, o jogador de 29 anos assinará um contrato de três anos e US$ 84 milhões com o Minnesota Vikings — média de US$ 28 milhões por ano, a maior da NFL.
O grande fator no contrato de Cousins é a garantia integral. Será o primeiro vínculo de longo prazo 100% garantido na história da liga.
Kirk Cousins chegou à NFL na quarta rodada do draft de 2012, no Washington Redskins. Em 2015, assumiu a titularidade absoluta no último ano do contrato de calouro e deixou Robert Griffin III, que havia sido a segunda escolha geral no draft de 2012, no banco.
Cousins nunca chegou a um acordo definitivo com o Redskins. Nos últimos dois anos, jogou sob a franchise tag — vínculos provisórios de uma temporada. Neste ano, o time de Washington optou por deixar o camisa 8 sair e adquiriu Alex Smith junto ao Kansas City Chiefs.
Livre no mercado e ainda relativamente jovem, Kirk Cousins foi disputado também por Denver Broncos, New York Jets e Arizona Cardinals. A concorrência fez com que ele se valorizasse ainda mais.
Kirk Cousins se tornou o primeiro quarterback da história a trocar de time depois de passar para pelo menos 4 mil jardas nos três anos anteriores.
Nos seis anos pelo Redskins, o jogador completou 65,5% dos passes para 16.206 jardas, 99 touchdowns, 55 interceptações e um rating (métrica para a eficiência de quarterbacks) de 93,7.