A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc) inicia nesta sexta-feira (9) a disputa da primeira edição da Supercopa Brasil de futebol de 5. O time de Canoas é o atual campeão brasileiro da modalidade e tem como principal destaque o pivô Ricardinho — eleito duas vezes melhor jogador do mundo. A competição vai até domingo, no Centro de Treinamento do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) em São Paulo.
Ao lado da Agafuc, jogarão o torneio o ICB-BA, terceiro colocado do Brasileiro de 2017, Urece-RJ, que ocupou a quarta colocação, e o Cesec-SP, que disputou a Série B no ano passado. Todos jogam contra todos, e o time que fizer o maior número de pontos levará o troféu de campeão. O domingo reserva o confronto mais esperado da Supercopa. De um lado da quadra, a Agafuc — com seis jogadores da Seleção Brasileira medalha de ouro na Paraolimpíada do Rio de Janeiro — enfrenta o ICB-BA — que tem como principal destaque o ala Jefinho, melhor jogador do mundo em 2010, também campeão nos jogos do Rio. A partida será transmitida pelo canal SporTV, a partir das 10h.
— Entramos na competição carregando na bagagem o título do Campeonato Brasileiro. Mas estamos cientes de que teremos jogos bastante equilibrados, pois em uma competição de tiro curto, tudo pode acontecer. Encontraremos adversários bastante qualificados — declara o técnico da Agafuc, Rafael Astrada.
A Supercopa Brasil abre o calendário esportivo do futebol de 5 brasileiro num ano importante para a modalidade. Em junho, o Brasil vai disputar o Mundial, em Madri, onde irá buscar o pentacampeonato, além da vaga antecipada para os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020.