Rodrigo Aguirre já foi o grande objeto de desejo do Botafogo. O uruguaio chegou a fazer declarações públicas declarando a vontade de defender o Glorioso, mas a negociação com a Udinese não avançou. O Fluminense, então, tentou a contratação do atacante. O Alvinegro, neste momento, considera que o negócio pelo atleta de 23 anos ainda está em pauta, e avançou.
Na prática, a equipe italiana, que antes fazia jogo duro para liberar o jogador, está mais aberta a negociar. O Alvinegro deseja um contrato longo, mesmo que de empréstimo, e poder parcelar o valor acordado pela cessão do atleta.
— O Aguirre é uma situação muito difícil. Hoje mudou um pouco, mas é uma situação que pode acontecer e estamos trabalhando para isso – admitiu o gerente de futebol do Glorioso, Anderson Barros, após as apresentações de Yago e Marcelo.
Aguirre chegou a enfrentar o Botafogo pelo Nacional-URU, na última Copa Libertadores. Capaz de atuar pelos lados e como centroavante, ele atuou centralizado, mas não teve destaque e acabou expulso.