Se o Gauchão 2018 chama a atenção por manter os mesmos técnicos até a quinta rodada — praticamente um recorde em tempos recentes —, a Divisão de Acesso tem um dado inacreditável. A competição ainda nem começou a já foram registradas três trocas de técnicos. A mais recente ocorreu semana passada e foi amplamente divulgada: Thiago Gomes, que começava o trabalho no Pelotas, acabou sendo contratado pelo Grêmio para comandar o time de transição. Paulo Porto voltou ao clube do Sul para tentar recolocar a equipe na elite do futebol gaúcho.
Mas antes da saída de Thiago, dois outros projetos iniciais precisaram ser interrompidos. No Brasil, de Farroupilha, a razão foi trágica: Irani Teixeira, que havia sido contratado em dezembro, morreu em 10 de janeiro, vítima de um ataque cardíaco. Fernando Agostini foi o substituto. No São Gabriel, Badico pediu para sair alegando motivos particulares, e deixou as portas abertas. Em seu lugar entrou Paulo Matos, ex-Brasil-Pel.
A Divisão de Acesso começa em 4 de março e se estende até a metade do ano. Campeão e vice sobem para o Gauchão. O último de cada grupo da primeira fase cai para a Terceirona.