Quarto colocado do Campeonato Inglês, o Liverpool se tornou a segunda equipe de peso da Inglaterra, após o atual campeão Arsenal, a ser eliminada da Copa da Inglaterra. Neste sábado (27), o time foi derrotado por 3 a 2 em Anfield pelo West Bromwich, pela quarta fase da competição.
O brasileiro Roberto Firmino chegou a abrir o placar logo aos 5 minutos de jogo com um belo gol por cobertura, mas viu o West Brom empatar a partida logo em seguida com dois gols de Rodriguez (7 e 11 minutos). Matip ampliou a vantagem dos visitantes com um gol contra antes do intervalo.
No segundo tempo, os Reds pressionaram em busca de um empate, diminuir o prejuízo com Salah (78), mas não conseguiram evitar a eliminação.
O Tottenham, outro tradicional clube londrino, chegou perto da eliminação, sendo surpreendido pelo modesto Newport County, mas conseguiu um empate em 1 a 1 que garantiu a disputa de uma partida de desempate.
A situação poderia ter sido ainda pior para o Tottenham diante da pequena equipe do sul de Gales.
O atacante Padraig Amond chegou a abrir o placar para o Newport aos 38 minutos de jogo, fazendo os torcedores galeses sonharem com uma vitória sobre o tradicional Tottenham. Harry Kane acabou com o sonho, pelo menos momentaneamente, empatando a partida a oito minuto do fim.
Quem não se salvou foi o West Ham, eliminado ao ser derrotado por um time da 3ª divisão, o Wigan (2 a 0), com dois gols anotados pelo norte-irlandês Will Grigg, que ficou famoso durante a última Eurocopa devido ao canto de torcida de seu país em sua homenagem, apesar de não ter entrado em campo na competição.
Já o Leicester se classificou às oitavas de final da FA Cup ao golear por 5 a 1 o moesto Peterborough, uma equipe da 3ª divisão, neste sábado, se juntando ao Manchester United na próxima fase da competição.
Os Foxes selaram a vaga nas oitavas no primeiro tempo da partida, abrindo 3 a 0 com um gol do malinense Fousseyni Daibaté e dois do nigeriano Kelechi Iheanacho.
Na segunda etapa, Andrew Huges diminuiu para o Peterborough, mas o Leicester completou a goleada com um segundo gol de Diabaté e outro do nigeriano Wilfred Ndidi.
Outras equipes da Premier League a garantir classificação foram Southampton e Brighton, enquanto Huddersfield e Swansea precisarão disputar uma partida de desempate, depois de não conseguirem vencer equipes de divisões inferiores (Birmingham e Notts County).
No último duelo do dia, o Liverpool buscará a vaga contra o West Bromwich.
No domingo, o Chelsea encara o Newcastle, enquanto o Manchester City, líder da Premier League, mede forças com o Cardiff, da segundona.
* AFP