A debandada do Fluminense só aumenta. Depois de Wellington, Henrique, Cavalieri e Scarpa, Henrique Dourado expressou a vontade de sair. Mas o atleta mais vitorioso do clube vai na contramão: Gum. A intenção do zagueiro é renovar o contrato nas Laranjeiras.
Vivendo uma crise financeira, o clube pretende abaixar o teto salarial e se desfazer de jogadores caros. Porém, com Gum, a ideia é outra. A diretoria quer mantê-lo, mas com uma redução salarial. Ele entende e aceitará um acordo.
— A princípio teve uma conversa, ainda nas férias. Me passaram tudo, e também fui muito claro e sincero. Falei que, claro, dava pra sentar para conversar. Tenho prazer de jogar no Fluminense, torço pelo clube. Como não vou entender a situação do clube? É de se conversar - disse Gum ao site do Globo Esporte, em sessão de autógrafos na Flórida.
Antes de viajar aos Estados Unidos para disputa da Florida Cup, o Fluminense conversou com o empresário do jogador. As tratativas avançaram, mas ainda não tem nada assinado. As partes esperam o fim do torneio para conversar diretamente com Gum. O jogador ainda não sabe como será feito, mas já adianta sua intenção.
- Houve conversa para renegociar, ver possibilidades. Mas não posso dizer se é bom ou ruim, como está, porque não sei de nada ainda. Eu sei que eles querem que eu continue, também quero continuar. Espero que isso aconteça.
Gum está no clube desde 2009 e foi muito criticado pela torcida em 2016. Em 2017, já sob o comando de Abel, foi avisado que não seria utilizado e liberado para procurar um novo clube. Sem acerto, permaneceu no Fluminense e voltou a ganhar espaço no fim da última temporada. Ele inicia 2018 como titular.
Abel Braga hoje tem cinco zagueiros no elenco. Após a saída de Henrique, que deve fechar com Corinthians, e Nogueira, emprestado ao Figueirense, o treinador conta com Reginaldo, Renato Chaves, Frazan e Ibañez além de Gum.