Atual campeão e número 2 do mundo, o suíço Roger Federer não deve ter um caminho muito fácil para defender seu título e levantar o troféu do Aberto da Austrália pela sexta vez na carreira.
Em sorteio realizado nesta quinta-feira (11) em Melbourne, o tenista de 36 anos caiu no mesmo lado da chave do sérvio Novak Djokovic (14º do ranking). Caso avancem, os dois se enfrentarão na semifinal do primeiro Grand Slam do ano.
Federer, que vem de título na Copa Hopman, estreia contra o esloveno Aljaz Bedene, 51º colocado, em duelo inédito no circuito. Na segunda rodada, o suíço enfrentaria o sul-coreano Sun Kwon ou o alemão Jan-Lenard Struff.
Na terceira rodada, o francês Richard Gasquet é o adversário mais cotado _ o retrospecto é amplamente favorável a Federer, com 14 vitórias e duas derrotas. Nas oitavas, os prováveis adversários seriam o canadense Milos Raonic ou o americano Sam Querrey.
Nas quartas de finais, Federer podem reencontrar dois adversário que impuseram duras derrotas ao suíço na última temporada: o argentino Juan Martin Del Potro _ que venceu o confronto das quartas de final no Aberto dos EUA _ ou o belga David Goffin, que derrotou a lenda do tênis na semifinal do ATP Finals, em Londres.
De volta às quadras após se ausentar seis meses do circuito para tratar uma lesão no cotovelo direito, Djokovic buscará o inédito heptacampeonato em Melbourne. O sérvio de 30 anos estreia contra o americano Donald Young e pode enfrentar o francês Gael Monfils na segunda rodada. Nas quartas de final, Nole pode encontrar Dominic Thiem ou Alexander Zverev.