Uma regata com vento norte de 12 a 14 nós (22 km/h a 26 km/h) e chuva fraca marcaram a abertura do 69º Campeonato Brasileiro da classe Snipe em Porto Alegre nesta segunda-feira (22).
Bicampeões sul-americanos em 2010 e 2011, Rafael Gagliotti e Henrique Wisniewiski, do Iate Clube de Santos, venceram a prova nas águas do Guaíba. A regata não contou pontos para a competição. A partir de hoje, às 14h, começam as disputas para valer _ a competição vai até sábado, com a participação de cerca de 120 velejadores de todo o Brasil.
Ao todo, 24 barcos completaram o percurso inaugural, enquanto os demais participantes apenas realizaram o reconhecimento das raias do Clube dos Jangadeiros.
– É uma regata que gostamos de competir. Foi uma regata de percurso, um passeio de luxo. Conseguimos treinar e conhecer alguns adversários. Amanhã (terça-feira) o bicho pega para valer, o campeonato começa, com um total de 10 regatas – comentou Rafael Gagliotti.
Esta é a sexta vez que o Jangadeiros é anfitrião do Brasileiro de Snipe – o clube foi campeão 26 vezes da competição. Um dos destaques é o gaúcho Alexandre Paradeda, o Xandi, que participará da disputa em parceria com Lucas Mazin, o Sorriso. Atual campeão nacional da classe, o atleta do Jangadeiros é dono de 11 títulos brasileiros.
SERVIÇO
O que: 69º Campeonato Brasileiro da Classe Snipe
Quando: de hoje até sábado (regatas até sexta-feira começam às 14h, e no sábado, às 13h)
Onde: Clube dos Jangadeiros (Rua Ernesto Paiva, 139, bairro Tristeza, em Porto Alegre)
Saiba mais
O Snipe é um barco de 4m72cm para dois velejadores.
Uma das classes mais tradicionais do mundo, está no programa dos Jogos Pan-Americanos.